TRASH METAL



O thrash metal é uma subdivisão do heavy metal, conhecida por uma maior velocidade e maior peso do que seus antecessores. Suas origens remontam ao fim da década de 1970 e começo da década de 1980, quando um grande número de bandas começaram com a nova música hardcore punk que surgiu, criando assim um novo estilo.




Fontes:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Thrash_metal>





BLOG DE THRASH METAL

Aqui segue um ótimo blog de thrash metal!!!!
http://a-taverna-do-barbaro.blogspot.com/search/label/Thrash%20Metal

Características do Trash Metal:


  • A bateria usa-se rapidamente e geralmente tem bumbo duplo como no speed metal, utilizando a técnica do D-beat drum.
  • Os riffs geralmente usam palhetadas em tremolo.
  • Os vocais variam muito de acordo com a banda, desde rasgado (drive), agudos, roucos ou até o vocal gutural.
  • As linhas de baixo são bem marcadas e constantes, acompanhando as viradas da bateria.
  • A presença quase obrigatória de um solo de guitarra.
  • As letras que induzem à ideia de "protesto", e de críticas sociais camufladas em uma descrição lírica de destruição e morte.


Trash Metal no Brasil:

No thrash metal a pioneira é a banda Dorsal Atlântica, do Rio de Janeiro. O split álbum com o Metalmorphose, Ultimatum, de 1984 (também relançado pela Dies Irae), é talvez o primeiro álbum de speed metal brasileiro. Mas vale lembrar que bandas de hardcore como Ratos de Porão e Lobotomia já tinham colocado influências de thrash metal no seu som no meio da década de 80.
O thrash metal no Brasil tinha basicamente tres cenas, a de São Paulo (de bandas como Korzus, Executer, Attomica, Acid Storm, MX e etc), a do Rio de Janeiro (de bandas como Dorsal Atlântica,Azul Limão, Taurus, Metralion, Antitese e etc) e a mais notória, a de Belo Horizonte (de bandas como Sepultura, Chakal, Mutilator, Overdose, entre outras, e alavancada graças ao selo Cogumelo Records).
Sem duvida nenhuma, a banda de thrash metal de maior repercusão fora e dentro do Brasil foi o Sepultura. Inicialmente mais voltado para o lado mais obscuro do thrash metal (o que muitos chamavam de death ou black metal), logo com o lançamento de Schizophrenia em 1987 a banda despontou lá fora e levou a assinar com o selo europeu Roadrunner Records.
Durante os anos 90 não houve muitos nomes no thrash, mas vale citar Zero Vision e Distraught, que praticavam um thrash metal um pouco mais moderno, como o praticado lá fora (Pantera, Machine Head, Hatebreed etc).
Hoje os representantes do thrash (seja na linha mais old-school ou mais moderna) são bandas como SIZED, Prophecy, Torture Squad, Blasthrash, Violator, Farscape, Bywar, Chakal, Disgrace and Terror entre outras.